O Hospital Regional do Câncer de Passos tem o prazer de compartilhar a enriquecedora experiência de um dos médicos de seu corpo na área de ortopedia durante uma visita à cidade de Hamburgo, na Alemanha. O Dr. Manoel de Vasconcelos Chagas, como parte de um programa de estágio conhecido como “fellow”, teve a oportunidade de vivenciar o trabalho no renomado hospital Helios Endo Klinik.

O Helios Endo Klinik é conhecido pelo seu destaque em cirurgias de artroplastias, com o impressionante número de 30 procedimentos realizados diariamente em suas oito salas cirúrgicas especializadas. Durante a estadia, o Dr. Manoel participou ativamente como auxiliar em 11 cirurgias, possibilitando discussões técnicas e a troca de conhecimentos com os renomados colegas alemães.

Um aspecto especialmente notável dessa experiência foi a oportunidade de conhecer e aprender novas técnicas que são pouco comuns no Brasil. Entre elas, destacam-se a reconstrução óssea utilizando enxerto de banco de osso, a utilização da prótese de joelho tipo Hinge e a reconstrução acetabular com tântalo. Essas abordagens inovadoras têm o potencial de melhorar ainda mais a função e a qualidade de vida dos pacientes submetidos a artroplastias, procedimentos amplamente utilizados no tratamento do câncer do aparelho músculo esquelético no Hospital Regional do Câncer de Passos.

Além do Dr. Manoel, médicos de diferentes nacionalidades, como Iraque, Kuwait, Colômbia, Venezuela e Irlanda, também participaram desse programa de estágio médico. Essa diversidade de experiências e perspectivas contribuiu para um ambiente de aprendizado enriquecedor e para a troca de conhecimentos entre profissionais de diversas culturas.

Essa visita à Alemanha foi possível graças ao convite do Dr. Rodrigo Prado, presidente da regional SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia) do Mato Grosso do Sul. O Hospital Regional do Câncer de Passos agradece ao Dr. Prado pela oportunidade concedida ao Dr. Manoel, possibilitando que ele adquirisse novos conhecimentos e técnicas que serão aplicados em benefício dos pacientes tratados no hospital.

O Hospital Regional do Câncer de Passos tem o compromisso contínuo de buscar a excelência no tratamento do câncer e proporcionar aos pacientes acesso às técnicas mais avançadas. O sucesso dessa visita fortalece ainda mais o compromisso da instituição em promover a inovação e aprimorar constantemente a qualidade do atendimento.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *