NOSSA HISTÓRIA 

A história do Hospital Regional do Câncer é cheia de idas e vindas, de diálogos, de luta e união de toda uma gente. As primeiras ideias para a construção do hospital surgiram no início de 2002, conforme conta o provedor da Santa Casa, Vivaldo Soares Neto. “Nessa época, já estávamos preocupados com o grande número de pacientes que dia a dia se deslocavam de Passos para buscar em outros centros o tratamento da doença. E sabíamos que na região o cenário era o mesmo. Começamos, então, a conversar e a pensar na ideia de um hospital. Sabíamos que seria um grande desafio, mas a diretoria logo aceitou o projeto da construção. Ter um centro oncológico passou a ser um grande sonho”, recorda o provedor.

Da ideia para a execução do projeto foi um passo. E o mais importante: a comunidade já estava também envolvida. Assim, unidos, diretoria da Santa Casa, membros do corpo clínico, funcionários e representantes da população regional fizeram várias viagens a Belo Horizonte e Brasília para reivindicar, juntos das instâncias dos governos estadual e federal o credenciamento do serviço de quimioterapia na Santa Casa de Passos. Era só o começo. Uma vez com o credenciamento autorizado, a Santa Casa começaria o atendimento para consultas e sessões de quimioterapia. Depois, iniciaria o projeto da construção do hospital e em seguida a implantação do serviço de radioterapia. A unidade hospitalar sabia que isso seria difícil, já que o aparelho para o serviço radioterápico tem um preço elevado. No entanto, movida pela esperança de proporcionar uma qualidade de atendimento melhor a comunidade, encarou o desafio.

Em julho de 2002 o credenciamento para a quimioterapia fora aprovado e assim a Santa Casa começou o seu atendimento na área oncológica, aliviando, desde já, a vida de centenas de pacientes.

Junho de 2006: A Santa Casa de Passos lança a pedra fundamental do Hospital Regional do Câncer. Com esse ato, a instituição dá início a uma série de ações, para viabilizar a construção do prédio da unidade. A primeira parte do evento aconteceu no auditório do hospital, com a apresentação do projeto arquitetônico. Em seguida, autoridades e convidados dirigiram-se ao futuro pátio de obras do HRC, para o ato de lançamento da pedra fundamental. Houve o descerramento de uma placa em honra daqueles que se colocaram ao lado da Santa Casa de Passos nessa luta, como voluntários, como profissionais, como homens públicos.

Dezembro de 2006: Foi criada a Comissão Regional Pró-HRC. Inicialmente formada por um grupo de 12 pessoas Adilson Pereira Theodoro, Alceu Rodrigues Santana, Celso Cândido, Carmelitano Jose Lemos, Daniel Porto Soares, Emídio Alves Madeira Júnior, Geraldo Magela Pereira, Maria Antonia Mourão B. Fonseca, Nilda Conde, Paulo César Felipe Franco, Rufo Machado Lemos, Suzana Pereira Machado Ferreira, a comissão passou a unir e envolver a comunidade de Passos e região para arrecadar donativos e recursos para o HRC.

Em 21 de dezembro de 2006, a Santa Casa realiza um “Abraço Simbólico” ao HRC: um momento que emocionou o grande número de participantes. Em seguida, através de um mutirão foi feita a demolição dos imóveis onde seria construído o hospital. A ação marca o início da campanha de mobilização regional para arrecadação de fundos para a obra.

Com a participação de médicos, funcionários da Santa Casa e pessoas da comunidade, foi dado o “Abraço Simbólico” ao HRC. 02 fevereiro de 2007: A Comissão Regional Pró-HRC começa a visitar 16 cidades da região divulgando o projeto de construção a fim de arrecadar fundos para a construção do Hospital Regional do Câncer.


Em uma das visitas nas cidades, os membros da Comissão ficaram surpresos e emocionados com a primeira doação em prol das obras do HRC, uma criança de 12 anos, Joao Pedro de Oliveira Silveira, morador da cidade de Alpinópolis, ouvindo a conversa dos membros junto ao proprietário de uma padaria foi tocado pela importância da causa e doou seu troco, 0,80 centavos, abrindo a campanha de arrecadação de recursos, não é o valor que importa, mas sim o exemplo, a atitude. A Atitude de João Pedro nos deu mais forças para acreditar que conseguiríamos alcançar nosso propósito de ser referência nacional em qualidade no tratamento oncológico..

23 de setembro de 2007: É realizado o 1º Encontrão das Comissões Municipais Pró- HRC. Vinte e um municípios compareceram a este I Encontro que na avaliação do coordenador da Comissão Regional e diretor executivo da Santa Casa, Daniel Porto Soares, alcançou os objetivos propostos.

O evento, serviu para um balanço das ações realizadas em cada cidade, e de motivação para os municípios que estavam se integrando à campanha. Além disso, foi feito o ajuste das programações dessas comissões ao plano de metas proposto pela administração da Santa Casa. Nasce assim toda a relação de compromisso e solidariedade das comunidades em prol da construção do Hospital Regional do Câncer. Sendo definido que anualmente seria realizado esse encontro que denominamos Encontrão para prestação de contas, planejamentos das estratégias e projetos para o HRC.

15 de março de 2009: É realizado com sucesso o 3º Encontrão das Comissões Municipais Pró-HRC, de Passos, reunindo cerca de 300 pessoas. Este encontro foi de suma importância, uma vez que foi durante este evento que saíram a decisão e o comprometimento das comissões para finalizar e inaugurar a obra em dezembro de 2009.

A construção do HRC seguiu em frente com uma mobilização jamais vista em Passos e certamente em toda a região. Lideranças políticas, empresas, sindicatos, associações, escolas e o povo em geral contribuíram de alguma forma. Doações eram feitas, muitas espontâneas ou anônimas, o certo é que pessoas de todas as idades queriam participar. Uma série de eventos como leilões de gado, shows, festas, ações entre amigos e demais atividades para arrecadação de recursos contavam com a grande participação das pessoas.


Na trajetória da construção o HRC tem histórias fantásticas que mostram solidariedade e gestos de humanidade, inclusive de crianças, que fizeram a sua parte. A classe artística também participou da corrente que buscava a viabilização da obra. Vários deles deram o seu apoio, vestindo a camisa, dando depoimentos para estimular a comunidade a se unir pela causa. Foi o caso dos cantores César Menotti e Fabiano, Zezé de Camargo e Luciano, Juliano Cezar, Regis Danese, Pe. Fábio de Melo e o ator passense Selton Mello, que realizou em Passos a Mostra de Cinema que levou o seu nome, cuja renda fora revertida ao HRC.

Pe. Fabio de Melo

Foto: Selva Figueiredo Mello, Evanio Cruz, Dr. Sergio Medeiros da Silveira, Selton Mello, Dr. Gleison Kallas Andrade, Dr. Vivaldo Soares Neto, Arlete Porto Soares

Dezembro de 2009: Finalmente o Hospital Regional do Câncer é inaugurado. Sem dúvida, a festa de inauguração foi um dos maiores acontecimentos em Passos nos últimos tempos.

Construído com a força da comunidade de Passos e região, o HRC mobilizou trinta e duas comissões formadas por voluntários de nossos municípios vizinhos, que trabalharam com dedicação e afinco, realizando quermesses, shows, leilões e outros eventos para arrecadar recursos para a obra. Foi um sucesso.

17 de dezembro de 2009: Realizada uma missa na paróquia Nossa Senhora da Penha, com a participação da diretoria da Santa Casa, Irmandade, funcionários, voluntários e pessoas da comunidade.

18 de dezembro de 2009: Inauguração da obra. Às 15h00 os sinos de todas as igrejas de Passos e região foram badalados durante 10 minutos para celebrar a alegria da inauguração. Às 18h00 houve queima de fogos e, finalmente às 21h00 teve início a grande festa. Uma hora antes, a multidão que prestigiou a inauguração já estava presente na rua José Merchioratto, nas imediações do hospital, onde foi montado a estrutura que seria ocupado pela Frente de Honra. Várias lideranças políticas de diversos lugares do Estado ocuparam esta Frente.

A comunidade participou também com apresentações artísticas que enriqueceram a inauguração. No encerramento, houve a bênção das instalações e, em seguida, o descerramento de placas com diversos agradecimentos a autoridades, pessoas de diversas comunidades e aos anônimos que contribuíram com a construção do hospital. Foi uma noite de emoção.

A partir de janeiro de 2010, o Hospital Regional do Câncer passa a funcionar, com os serviços de oncologia que antes eram realizados provisoriamente na Policlínica da Santa Casa e novos serviços foram implantados. A partir desse momento em que o HRC estava funcionando os membros das Comissões perceberam que teriam que se organizarem para continuar as campanhas de arrecadação, porque todos sabiam da importância de se trabalhar para a manutenção do hospital.

09 de setembro de 2010: Inicia-se o serviço de radioterapia no HRC sem o credenciamento do Sus o que ocorreu somente em 2011. A notícia trouxe tranquilidade aos pacientes e familiares que não precisariam mais percorrer grandes distâncias em busca deste tratamento.

04 de novembro de 2010: A unidade de internação para adultos do HRC entrou em funcionamento. Este serviço, que fica no 3º andar do hospital, tem 17 leitos disponibilizados, sendo que de imediato foram ocupados 10 leitos. As bênçãos das instalações foram dadas pelo Padre Francisco Clóvis Nery da paróquia de Nossa Senhora da Penha.

08 de agosto de 2011: O Diário Oficial divulgou em suas páginas a liberação do credenciamento do SUS para o serviço de radioterapia do HRC. A Santa Casa por 11 meses arcou com os custos do tratamento radioterápico dos pacientes, que resultou numa cifra grandiosa: deixou de receber o valor de R$ 2 milhões de reais a que teria direito. Com o credenciamento, o HRC passa a ser uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade – UNACON ou seja, aqueles que oferecem assistência especializada e integral aos pacientes do câncer atuando na área de prevenção, detecção precoce, diagnóstico e tratamento do paciente.

27 de setembro de 2011: É realizada a primeira sessão de braquiterapia ginecologica, que faz parte do serviço de radioterapia do hospital. A braquiterapia refere-se a uma modalidade de radioterapia em que a fonte emissora da radiação, no momento do tratamento, encontra-se próxima a região que será tratada. O câncer de colo de útero, de endométrio e de vagina, são tumores onde a braquiterapia ginecológica é frequentemente utilizada, seja de forma exclusiva, ou associada a radioterapia externa, a cirurgia ou a quimioterapia.

08 de Junho de 2013: foi o dia em que marcou-se oficialmente, a ampliação do HRC, com a demolição o imóvel ao lado do hospital, O momento emocionante da demolição foi a primeira “marretada” que foi dada pelo paciente Daylon Lázaro Messias, que há quatro meses foi diagnosticado com a doença. Esse gesto simboliza a esperança pelo trabalho que será realizado neste anexo, bem como em todo o HRC.

28 Dezembro de 2015 O HRC é o pioneiro em oferecer o tratamento de Braquiterapia Oftálmica, tratamento radioativo para tumores oculares, pois não havia, em Minas Gerais, um centro de tratamento para estes tumores e são poucos os centros que realizam o procedimento no Brasil.

28 de Fevereiro de 2016: Acontece o 10º Encontrão, num clima de união, determinação e fé na luta pela vida. Cerca de 600 participantes foram acolhidos por colaboradores do hospital e pela Comissão Regional do HRC , não demorou muito e o clima de entusiasmo e animação tomou conta do evento. Logo na abertura, um momento que emocionou os presentes: o presidente do Conselho Superior da Irmandade, Fabian Silveira Lemos, deu as boas-vindas a todos, aproveitando o momento para homenagear o provedor do hospital, Vivaldo Soares Neto, pelos seus 25 anos de provedoria.


Emocionado, o provedor agradeceu a todos pelo carinho e presença no evento. Após as apresentações anuais de prestação de contas, e planejamento para o ano, todos saíram do local do evento e seguiram caminhando até o HRC, onde foi realizada a inauguração oficial da ampliação, onde foram instalados o segundo aparelho de radioterapia, tomografia e ampliação do ambulatório.

07 de Dezembro de 2016 – Entra em funcionamento no HRC o segundo acelerador linear, para realização de sessão de radioterapia. Chegou para reforçar a estrutura já existente, possibilitando atender a demanda crescente dos pacientes de Passos e região.


13 de Junho de 2018 – Inicio da técnica de radioterapia de intensidade modulada – IMRT. Essa nova modalidade faz com que a dose de radiação utilizada no tratamento seja concentrada no tumor, consegue também diminuir as doses de radiação que chegam nos tecidos normais adjacentes. Menos invasão e mais precisão no tratamento.

23 de junho de 2018 – O Hospital Regional do Câncer de Passos realizou uma homenagem aos produtores rurais. Desde a sua construção, o hospital sempre pôde contar com o apoio dos produtores rurais, sindicatos e cooperativas. Em retribuição, o hospital colocou, em sua recepção, uma placa em homenagem a essas pessoas tão importantes na história da instituição. Estiveram presentes representantes dos sindicatos rurais, além de membros das comissões das cidades da região, que trabalham em prol do HRC. “Homenageamos a estes homens e estas mulheres com corações generosos e solidários que tanto carinho têm dado à nossa instituição. A nossa gratidão é imensurável, pois sempre que um evento é realizado a fim de arrecadar fundos para o nosso hospital, lá estão nossos produtores rurais dando sua força, participando e contribuindo, plenos de compaixão para com os nossos pacientes. A alegria de poder contar com o apoio do homem do campo nos fortalece sempre e nos dá coragem de empreender na busca de equipamentos, capacitação de nossos profissionais e investimento na infraestrutura”.

07 de Março de 2020 – Inaugura o Serviço de Medicina Nuclear, é uma especialidade médica que utiliza quantidades mínimas de material radioativo através de elementos conhecidos como radio fármacos que permite a realização dos exames de cintilografia. Vem para integrar e aprimorar o setor de diagnóstico e tratamento da Santa Casa de Misericórdia de Passos facilitando o acesso dos pacientes a essa tecnologia e trazendo maior comodidade para toda população passense e municípios vizinhos.


HRC o que antes era sonho se tornou uma realidade à vista que nos enche de orgulho e satisfação pela missão cumprida, pela marca da solidariedade que se impõe nesta caminhada de trabalho e crença.