Dodói: Na manhã de 30 de agosto de 2016 as crianças do Hospital Regional do Câncer de Passos tiveram uma surpresa que mudou a rotina delas. Juntamente com a equipe do hospital e seus pais, elas participaram da implantação do Projeto Dodói Uma parceria da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia – Abrale, tem como objetivo facilitar os processos de expressão de sentimentos, de comunicação e integração entre a criança internada e a equipe, contribuindo assim para seu reestabelecimento mais rápido e confortável.

O Projeto Dodói é destinado a crianças e adolescentes com diagnóstico de Câncer. O projeto é fruto de uma parceria com a ABRALE (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) e com o Instituto Mauricio de Sousa, onde o HRC conseguiu ser credenciado em 2017. Foram contempladas até o momento 60 crianças/adolescentes em nosso serviço. O Projeto Dodói aborda de forma clara e objetiva, de um modo que é próprio da infância, os conceitos de linfoma, leucemia, transplante de medula óssea e suas fases de tratamento, permitindo que à criança ao adoecer, de forma lúdica, expresse e compreenda as necessidades advindas do momento, sejam elas físicas ou psicológicas. Além disso, o Projeto Dodói também visa o envolvimento e humanização dos profissionais que estão em contato direto com a realidade diária dessas crianças, assim como o fortalecimento dos familiares que, muitas vezes, desconhecem as fases e procedimentos do tratamento.


Objetivo Geral

Facilitar os processos de expressão de sentimentos e de comunicação e integração entre a criança hospitalizada, vítima de patologia oncológica, e a equipe de cuidados, contribuindo, assim, para seu restabelecimento mais rápido e confortável.

Objetivos Específicos

  • Auxiliar o preparo emocional da criança que será submetida a tratamento oncológico hospitalar;

  • Contribuir para o bem-estar emocional, físico e mental da criança durante o tratamento;

  • Facilitar a comunicação da criança com seus familiares / cuidadores e com a equipe de saúde;

  • Integrar a criança e sua família ao ambiente hospitalar;

  • Amenizar o sofrimento;

  • Informar, de maneira lúdica, por meio de material desenvolvido especificamente para o Projeto, o que são a doença e seus desdobramentos, quais os efeitos do tratamento, o que vai acontecer no hospital, entre outros.

Público Alvo

Crianças com câncer de 3 à 14 anos;Familiares e cuidadores;Equipe hospitalar;Médicos e equipe multidisciplinar de saúde;Profissionais de suporte administrativo da instituição aplicadora.

Cinco de nossas colaboradoras foram capacitados em São Paulo, sendo eles: enfermeira, psicóloga, terapeuta ocupacional, nutricionista e assistente social, com intuito de aplicar as ferramentas aos pacientes e sempre são identificados por um bótton do programa.

O Kit dodói é composto por:

Bonecos: Mônica e Cebolinha DodóiTrata-se dos personagens Mônica e Cebolinha, acompanhados de um estojinho médico contendo injeção, termômetro, medidor de pressão e estetoscópio. Estes bonecos podem vir a ser companheiros que oferecem oportunidade para a criança

:  • Identificar-se com os médicos e enfermeiros: a criança é a “doutora” do Cebolinha ou da Mônica. É ela quem vai cuidar de seu boneco, exatamente como faz o seu médico.

  • Dividir seus anseios com seu companheiro de leito. Nesses casos, o boneco é também paciente e está passando pelas mesmas dificuldades que a criança.

  • Identificar o boneco com o médico ou cuidador profissional, estabelecendo uma interação como se este fosse um dos membros da equipe de saúde.

Manual de orientação da equipe de saúde 

Visando ampliar o potencial de uso das peças desenvolvidas para o projeto, este manual exemplifica situações comuns nas etapas do tratamento e apresenta sugestões para melhor aplicação das peças.

Um gibi contendo três histórias

Uma sobre linfoma, outra sobre leucemia e a última sobre doação de medula óssea. Nelas, a Turma da Mônica apresenta novas integrantes da Turminha – uma menina com leucemia e outra com linfoma – interagindo e brincando com elas.

Uma revista de atividades

Com jogos dos sete erros, palavras cruzadas, guras para colorir, enigma e labirinto, reforçando os temas das revistas.

Cinco cartazes

Sobre a doação de medula óssea, doação de sangue, sinais e sintomas do câncer infantojuvenil de forma geral e outros dois demonstrando os sintomas do linfoma e da leucemia.

Jogos e avisos de porta

Um jogo de memória, um jogo de trilha e avisos de porta, reforçando os temas principais do projeto.

Escala de dor

Uma escala com feições dos personagens demonstrando, por suas expressões, as variações da intensidade da dor. O objetivo é que a criança aponte qual das guras corresponde ao seu estado.

Cartões de diagnóstico

A criança escolhe uma ilustração que simboliza o seu estado. São ilustrações com a Turma da Mônica, representando sentimentos e sensações como formigamento, temperatura alta, falta de ar, etc., que buscam subsidiar o médico e a equipe cuidadora.

Livro Ilustrado – o câncer infantil

Peça que aborda o câncer de forma geral, com informações sobre tratamentos e cuidados.

Arte Adesivo

Duas artes que irão decorar os espaços hospitalares de convivência das crianças. Arte para Máscara Hospitalar Com “boquinhas” de personagens, tem o objetivo de levar distração e alegria para a criança assistida.

Arte para Máscara Hospitalar

Com “boquinhas” de personagens, tem o objetivo de levar distração e alegria para a criança assistida.

Cartilha dos pais

Com informações e orientações para pais e cuidadores.

Caixa de Histórias

Jogo com 104 cartas, com os temas: lugares, ações, personagens, qualidades e objetos. Realizando as combinações destes temas, as crianças poderão se divertir contando muitas histórias

Aplicativo Dodói

Aplicativo Passatempo, com 33 jogos digitais – 2D, baseados na versão impressa da Revista de Atividades, mais dois jogos 2D baseados nas versões “In nity Runner” e “Health Care”, todos com versões para os sistemas Android (Tablets) e iOs (iPad).

Após a implementação do Projeto podemos notar algumas melhorias como: diminuição da ansiedade em internações prolongadas, minimização dos estímulos dolorosos no momento de punções e o aumento do vínculo dos pais e crianças com a equipe.