Esse projeto surgiu pela dificuldade de continuidade do tratamento nos municípios de origem tanto da equipe multiprofissional do HRC que não sabiam a quem referenciar para dar continuidade do tratamento na rede municipal como das equipes dos municípios de origem, que não tinham a vivencia em suas áreas no tratamento aos pacientes oncológicos. Iniciado em 2014 nos municípios de Monte Santo de Minas e São Sebastião do Paraíso, contou com a parceria e o envolvimento da rede de assistência pública municipal para atender o paciente em domicílio: um atendimento multiprofissional de qualidade, humanizado e integral.

Serviço Oncológico no Lar -SOL:

Devido a demanda por melhorias na qualidade da atenção e por cuidado à saúde, dos pacientes oncológicos, a assistência integral consiste numa modalidade de atenção à saúde complementar às já existentes, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção, tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio, por equipe multiprofissional, com garantia de continuidade de cuidados com humanização e segurança hospitalar no conforto de seu lar e de seus municípios.

Objetivo:Garantir a assistência integral ao paciente, levando em consideração os aspectos clínicos, psicológico, sociais e espirituais, interligando o HRC, o Município, o paciente e a família

Método aplicado ao Projeto

É realizado convite ao município polo para participar do projeto, através de contato telefônico e após comunicação via e-mail sobre o projeto. Após confirmação da participação do município são realizadas as etapas abaixo: Reunião para apresentação do projeto. Visita técnica ao município para conhecer a estrutura física e de sua equipe interdisciplinar. Treinamento das equipes no HRC. Encaminhamento de contra referência para o município dos clientes oncológicos que estão em acompanhamento no projeto sol. Reuniões e treinamentos periódicos com os municípios.

Resultado do Projeto

Prestar uma assistência multiprofissional ao paciente, por uma equipe treinada, para dar continuidade ao tratamento eficaz ao cliente oncológico em seu município. De 2015 a 2019 foram capacitados em 15 municípios parceiros 308 profissionais da equipe interdisciplinar (Assistentes Sociais, Dentistas, Enfermeiros, Farmacêuticos, Fisioterapeutas Fonoaudiólogos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos, Terapeuta Ocupacional, Profissionais e Voluntários das Casas de Apoio)

Cidades participantes do Projeto SOL

Alpinópolis, Cássia, Capitólio, Conceição da Aparecida, Guapé, Itamogi, Itaú de Minas, Jacuí, Pimenta, Pratápolis, Monte Santo de Minas, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Roque de Minas, São Sebastião do Paraiso.