O Programa Buscando Vidas da Santa Casa de Misericórdia de Passos criado em 2007, trabalha com a detecção precoce do câncer de mama em 28 Cidades por meio do rastreamento mamográfico. São tres objetivos: 1) Sensibilizar e conscientizar a comunidade sobre o câncer de mama. 2) Garantir acesso às mulheres ao diagnóstico do câncer. 3) Disponibilizar software de cadastro e monitoramento das mulheres do programa.

Tudo começou em 1999 quando o Programa Materno Infantil – PROMAI, realizou a primeira campanha de combate ao câncer de mama. Em seguida começaram os mutirões de atendimentos, começando ai a germinar as primeiras sementes do Programa Buscando Vidas da Santa Casa de Misericórdia de Passos, que em parceria com Instituto Avon, iniciado em 2007 trabalha com a prevenção do câncer de mama , tendo como objetivos:

  • Conscientizar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama

  • Descobrir a doença em fase inicial;

  • Informar as mulheres da importância do autocuidado;

  • Realizar mamografias anualmente,

  • Facilitar o acesso com o oncomastologista;

  • Garantir todo o tratamento necessário;

  • Oferecer suporte para pacientes e familiares;

  • Facilitar cirurgias de reconstrução;

  • Trabalhar em parceria com as secretarias Estadual e Municipais

O programa possui uma grande rede de atendimento para a detecção precoce do câncer de mama. Essa rede composta por três microrregiões que formam o Polo Macro-Passos, composta por 28 municípios, são eles : Alpinópolis, Bom Jesus da Penha, Capetinga, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Cássia, Doresopolis, Fortaleza de Minas, Guapé, Guaxupé, Ibiraci, Ilicinea, Itamogi, Itaú de Minas, Jacuí, Juruaia, Monte Santo de Minas, Nova Resende, Passos, Piumhi, Pratapolis, São João Batista do Glória, São Jose da Barra, São Pedro da União, São Roque de Minas, São Sebastião do Paraiso, São Tomas de Aquino e Vargem Bonita. A estratégia do programa se baseia em três eixos: Conscientização, Informatização e Assistência Integral. Conscientização: Levar informação à toda comunidade sobre a importância da realização de exames anuais, clinico e a mamografia. Nesse primeiro eixo são realizados vários eventos como palestras e caminhadas. Informatização: Foi desenvolvido pela Santa Casa de Misericordia de Passos o Programa SISVIDAS para cadastramento anual de todas as mulheres residentes nos municípios com objetivo de monitorar e realizar a busca ativa para rastreamento mamografico; isso agiliza o atendimento médico através das fichas clínicas que são encaminhadas para o ambulatório de mastologia para o diagnóstico. Este é disponibilizando gratuitamente a todos os municípios, sendo uma importante ferramenta no controle gestão do programa. Assistência integral: Garantir uma assistência integral que vai desde ações de educação, passando por diagnóstico precoce e tratamento oncológico, além das cirurgias. A humanização também está presente em todas as ações, porque o respeito e o carinho são fundamentais. Ainda, pensando na fragilidade da alma, na dor e na angústia perante o enfrentamento da paciente com a doença e percebendo uma grande carência na estrutura diagnostica nestes serviços na região, foi implantado o Ambulatório de Mastologia, ampliando assim, o acesso a toda população de Passos e Região, garantindo a toda mulher exames complementares, seguimento médico bem como acesso as cirurgias reparadoras às mulheres que precisam ser mastectomizadas – o que contribui para restabelecer a autoestima de todas elas.